Secretária: Luciane Santos de Oliveira

Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular - INFAR

Rua Três de Maio 100 – Térreo - Vila Clementino

CEP: 04044020 - São Paulo, SP

Horário de Atendimento: 8h a 17h (Segunda-feira e sexta-feira)

Telefone: (11) 5576-4472 

On-line pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atenção:

Entrega de documentação para matrícula: de 1 a 10 de cada mês.

MATRÍCULA

Primeira Etapa: 

. Enviar à secretaria Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido, assinado pelo aluno(a) e Orientador(a)

. Caso o projeto de pesquisa necessite  aprovação do CEUA ou CEP, enviar à secretaria comprovante de submissão ao respectivo comitê.

   Para o CEUA necessário obter Certificado de Manejo de Animais - exigência do CONCEA.
 
. Caso o projeto de pesquisa não necessite  de comitê de ética , deverá ser solicitado junto ao departamento do orientador(a) a criação do Termo de Responsabilidade, via SEI, o qual deverá ser anexado ao pedido de análise do projeto.
 
Segunda Etapa:
Após o envio da documentação exigida na primeira etapa, a secretaria retornara, por e-mail,  ao estudande com a resposta da CEPG sobre a análise do projeto e em caso positivo já enviará o link com o sistema liberado para preenchimento da Ficha de matrícula a qual é a exigida na terceira etapa.
 
Terceira Etapa:
Todos os documentos, discrimanados abaixo, deverão  ser entregues devidamente assinados, de próprio punho,  na secretaria do PPG.
  • Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo Pós-Graduando, Orientador, Co-orientador e Coordenador do Programa;
  • Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso;
  • Histórico escolar da graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópias do CPF, RG, título de eleitor e certificado militar;
  • Cópias das folhas iniciais do curriculum (Identificação e Escolaridade).
  • 2 fotos 3x4 coloridas e recentes.

MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS

As inscrições deverão ser realizadas no Sistema de Notas e Disciplinas da PROPGPq

 Alunos do PPG em Farmacologia

 - Acesse https://siiu.unifesp.br/login e faça login com usuário e senha da Intranet;

 - Clique em "SISTEMA DE NOTAS PROPGPQ";

 - Clique em "Portal Discente";

 - Em "Inscrições em disciplinas do programa", "FARMACOLOGIA - DISCIPLINA (A QUE DESEJA SE MATRICULAR)  ", clique em "Inscrições abertas";

 - Em "DISCIPLINAS DO PROGRAMA", clique em "Acessar";

 - Para mais informações sobre a disciplina, em "Ações" clique no "ícone de Informações";

 - Para se inscrever, em "Ações" clique em "Inscrever".

 

Alunos de outros PPGs:

 - Acesse https://siiu.unifesp.br/login e faça login com usuário e senha da Intranet;

 - Clique em "SISTEMA DE NOTAS PROPGPQ";

 - Clique em "Portal Discente";

 - Em "Inscrições em disciplinas liberadas de outros programas", clique no "nome da disciplina";

 - Na parte de baixo da tela, localize "OFERTAS";

 - Para mais informações sobre a disciplina, em "Ações" clique no "ícone de Informações";

 - Para se inscrever, em "Ações" clique em "Inscrever".

 

Importante:

Caso faça inscrição na disciplina e não possa cursá-la, é obrigatório que seja feito o cancelamento da matrícula ou da inscrição no Sistema para não ter a reprovação na disciplina lançada no seu Histórico Acadêmico.

O cancelamento deve ser feito antes da data de início da disciplina.

 

Cancelar matrícula ou inscrição na disciplina

 - Acesse https://siiu.unifesp.br/login e faça login com usuário e senha da Intranet;

 - Clique em "SISTEMA DE NOTAS PROPGPQ";

 - Clique em "Portal Discente";

 - Quando seu status ainda estiver como "Inscrito", na aba "Minhas inscrições" clique em "Detalhes";

 - Quando seu status já estiver como "Matriculado", na aba "Minhas disciplinas" clique em "Detalhes";

 - Localize o nome da disciplina e clique em "Cancelar inscrição" ou "Cancelar matrícula", conforme o caso.

FLUXO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

  1. Solicitação de Homologação de Banca de Exame de Qualificação;
  2. Aprovação da banca examinadora do Exame de Qualificação pela CEPG em Farmacologia;
  3. Divulgação pela secretaria da banca examinadora aprovada ao estudante e ao orientador;
  4. Agendamento do exame de qualificação pelo estudante e/ou orientador;
  5. Envio de ofício para a secretaria informando a data agendada e confirmação da participação dos examinadores;
  6. A secretaria disponibilizará a documentação para a realização do Exame de Qualificação;
  7. Após a realização do Exame, o parecer deverá ser entregue na secretaria do PPG.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

O objetivo do exame de qualificação é avaliar o Pós­Graduando quanto ao domínio de seu trabalho de dissertacão, da literatura relacionada ao seu campo de atuação, às metodologias desenvolvidas, às conclusões obtidas e à sua capacidade de elaborar perguntas frente aos resultados obtidos, incluindo o mérito científico do trabalho.

Para tanto,

A prova de qualificação deverá ser realizada entre o 10º e o 14º mês antes do término do Mestrado. Esta prova consistirá da apresentação do trabalho de dissertação pelo Pós­-graduando, em seminário público, e de uma argüição pela Comissão examinadora. A duração do seminário será de 30 a 40 minutos e a argüição pelos membros da Comissão examinadora não poderá ultrapassar um total de 2 horas.

O pedido de realização do exame deverá ser apresentado à CEPG com pelo menos 45 dias de antecedência.  A solicitação deverá ser acompanhada pela prévia da tese que será encaminhada para a Comissão examinadora. O Orientador deverá encaminhar, para avaliação da CEPG 06 indicações de Examinadores (03 de dentro da Instituição e 03 de fora) com as respectivas titulações que poderão compor a Banca Examinadora do Exame de Qualificação e preferencialmente comporão a Banca Examinadora da Tese de Mestrado.

A comissão examinadora será constituída por três membros, sendo pelo menos um dos membros titulares externo à UNIFESP.

FLUXO DE HOMOLOGAÇÃO DO BANCA DE DEFESA DO MESTRADO

  1. Solicitação de Homologação de Banca definitiva, que deverá obrigatoriamente ser composta por um membro participante do Exame de Qualificação de acordo com REGRAS COMPOSIÇÃO DE BANCA DE MESTRADO NO FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DE BANCA, com entrega dos documentos: ofício de sugestão de banca, capa da tese, comitê de ética e formulário de encaminhamento de banca
  2. A banca aprovada pela CEPG será cadastrada no sistema institucional pela secretaria e os documentos serão encaminhados para Homologação de Banca Definitiva na Câmara PG – EPM (PRIMEIRA QUARTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR O CALENDÁRIO DE REUNIÕES);
  3. Após a aprovação da banca, o estudante deverá disponibilizar o exemplar da dissertação em PDF para que a secretaria carregue o arquivo no sistema de defesa e envie à banca examinadora juntamente com as cartas convite.

FLUXO PARA HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE

Após a emissão dos pareceres dos examinadores via sistema, o estudante deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Peticionamento de processo no SEI com o Termo de Autorização de Depósito no Repositório Institucional da Unifesp (MODELO DISPONÍVEL NO SEI) e o Relatório de Similaridade, que deverá ser gerado pelo orientador na ferramenta disponível pela UNIFESP, atualmente Turn it in. Para tanto, o estudante deverá solicitar o cadastro de usuário externo com o preenchimento de formulário próprio e solicitação de liberação do sistema pela Câmara de PG da EPM em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Depósito de dissertação no Repositório Institucional;
  • Preenchimento do formulário de homologação de título;

Em seguida, a secretaria do PPG realizará os procedimentos necessários para o aceite do depósito no Repositório, carregará o manuscrito no processo SEI, elaborará o Atestado de Conclusão, coletará as assinaturas do orientador e do coordenador do Programa, tramitará o processo SEI para a Câmara de PG da EPM e enviará o formulário de homologação de título por meio do googledocs. Toda a documentação será direcionada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para a homologação (ÚLTIMA QUINTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR CALENDÁRIO DE REUNIÕES).

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

O objetivo do exame de qualificação é avaliar o Pós­Graduando quanto ao domínio de seu trabalho de dissertação, da literatura relacionada ao seu campo de atuação, às metodologias desenvolvidas e à sua capacidade de elaborar perguntas frente aos resultados preliminares, incluindo o mérito científico do trabalho.

Para tanto:

A prova de qualificação deverá ser realizada entre o 18° (décimo oitavo) e o 30º (Trigésimo) mês do Doutorado. Esta prova consistirá da apresentação do trabalho de tese pelo Pós­Graduando, em seminário público, e de uma argüição pela Comissão examinadora. A duração do seminário será de 30 a 40 minutos e a argüição pelos membros da Comissão examinadora não poderá ultrapassar um total de 2 horas.

A comissão examinadora será constituída por três membros, sendo pelo menos um docente de fora da UNIFESP e dois docentes da UNIFESP indicados pela CEPG.

O pedido de realização do exame deverá ser apresentado à CEPG com pelo menos 45 dias de antecedência da data prevista. A solicitação deverá ser acompanhada de um texto que contemple o estágio atual de desenvolvimento da Tese de Doutorado que será encaminhada para a Comissão examinadora. É preciso ficar claro que não se trata de uma pré­tese (boneco de tese). O que se pretende avaliar é a capacidade do doutorando em expor com clareza o estágio atual de conhecimentos relativos ao tema do projeto, qual é o problema básico sob sua investigação e a sua relevância científica.

O Orientador deverá encaminhar para avaliação da CEPG 06 indicações de Examinadores (03 de dentro da Instituição e 03 de fora) com as respectivas titulações que poderão compor a Banca Examinadora do Exame de Qualificação e preferencialmente comporão a Banca Examinadora da Tese de Doutorado. A comissão examinadora será constituída por três membros, sendo pelo menos um dos membros titulares externo à UNIFESP.

O aluno não aprovado nesta avaliação deverá realizar novo exame com prazo mínimo de 30 e máximo 90 dias.

FLUXO HOMOLOGAÇÃO BANCA DE DEFESA DE DOUTORADO

  • Solicitação de Homologação de Banca definitiva, que deverá obrigatoriamente ser composta por um membro participante do Exame de Qualificação de acordo com as REGRAS COMPOSIÇÃO DE BANCA DE DOUTORADO NO FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DE BANCA), com entrega dos documentos: ofício de sugestão de banca, capa da tese, comitê de ética e formulário de encaminhamento de banca;
  • A banca aprovada pela CEPG será informada ao estudante e ao orientador para o devido agendamento da defesa de Doutorado, será cadastrada no sistema institucional pela secretaria e os documentos serão encaminhados para Homologação de Banca Definitiva na Câmara PG – EPM (PRIMEIRA QUARTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR O CALENDÁRIO DE REUNIÕES);
  • O estudante e/ou orientador deverá informar a data de defesa da tese para que a secretaria disponibilize a documentação junto à Câmara de PG da EPM;
  • Após a defesa, a secretaria deverá ser informada se houve alguma observação na ata de defesa para que esta possa ser inserida no documento que será gerado no SEI;
  • A ata deverá ser assinada pelos membros da banca examinadora. Para a assinatura de docentes da UNIFESP, a secretaria solicitará as assinaturas por bloco de assinatura SEI encaminhando às respectivas unidades. Para assinatura de examinadores externos ao SEI, deverá ser realizado o cadastro de usuário externo com o preenchimento de formulário próprio e solicitação de liberação do sistema pela Câmara de PG da EPM em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • A ata será tramitada para a Câmara de PG da EPM pela secretaria.

FLUXO HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO DE DOUTORADO

Após o direcionamento da ata de defesa, o estudante deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Peticionamento de processo no SEI com o Termo de Autorização de Depósito no Repositório Institucional da Unifesp (MODELO DISPONÍVEL NO SEI) e o Relatório de Similaridade, que deverá ser gerado pelo orientador na ferramenta disponível pela UNIFESP, atualmente Turn it in. Para tanto, o estudante deverá solicitar o cadastro de usuário externo com o preenchimento de formulário próprio e solicitação de liberação do sistema pela Câmara de PG da EPM em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Depósito de dissertação no Repositório Institucional;
  • Preenchimento do formulário de homologação de título.

Em seguida, a secretaria do PPG realizará os procedimentos necessários para o aceite do depósito no Repositório, carregará o manuscrito no processo SEI, elaborará o Atestado de Conclusão, coletará as assinaturas do orientador e do coordenador do Programa, tramitará o processo SEI para a Câmara de PG da EPM e enviará o formulário de homologação de título por meio do googledocs. Toda a documentação será direcionada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para a homologação (ÚLTIMA QUINTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR CALENDÁRIO DE REUNIÕES).

REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS

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