Profa Soraya

“Precisamos ter mais universidades públicas e mais vagas, com mais estrutura”, defende Soraya Smaili

A expansão vivida pelas universidades públicas brasileiras há cerca de 20 anos foi fundamental para o avanço da ciência e para a democratização do ensino superior no Brasil. Mas ela precisa avançar, com a criação de mais universidades e mais vagas – porém com mais estrutura. É o que defende Soraya Smaili, professora do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência) e do projeto Ciência na Saúde junto ao Grupo Mulheres do Brasil. A pesquisadora enfatiza que é urgente dar mais oportunidades aos jovens brasileiros, mas afirma que antes é preciso um planejamento para poder fornecer um ensino de qualidade. Os jovens, aliás, é uma questão que a toca particularmente. Para Smaili, eles são nosso futuro, porém nos últimos anos ficaram totalmente vulneráveis. “Eles não têm acesso a quase nada, e o pouco acesso à informação que possuem é de baixa qualidade”, alerta. Em entrevista exclusiva para o Blog Ciência & Cultura, Smaili, que também é editora do novo número da revista Ciência & Cultura – A Universidade do Futuro no Brasil – também fala dos desafios enfrentados pelas universidades nos últimos anos e de seu papel fundamental como local de resistência para que a sociedade não caia no obscurantismo.

Confira a entrevista completa  no LINK:  https://revistacienciaecultura.org.br/?p=3910&fbclid=IwAR1it4nXjWKV4BQamt-oV1b7jLM9hkqMTu281xRH-Z3Xg6vyvK5lufUCi_4

Parabéns, Profa. Soraya Smaili.

farmaco