logo unifesp novoLogo EPM

PÓS-DOUTORADO EM “FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR” FINANCIADO PELA FAPESP NA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.

O Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Respiratória do Departamento de Fisiologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, divulga a abertura de uma (1) bolsa de pós-doutorado da FAPESP. O (a) pesquisador (a) a ser selecionado (o) integrará o Projeto Temático
(19/25295-0) intitulado “Comunicação entre o sistema nervoso central e rins: influências cardiovasculares, renais e autonômicas em condições fisiológicas e fisiopatológicas”, coordenado pelo Prof. Ruy R. Campos Jr e financiado pela FAPESP. Esse Projeto Temático pretende investigar como a atividade vasomotora simpática aumenta na hipertensão arterial experimental bem como, em outros modelos experimentais que reconhecidamente têm aumento de atividade vasomotora simpática, sobretudo, buscaremos melhorar nosso entendimento de como se dá a comunicação entre os rins e o sistema nervoso central (SNC). Os rins recebem intensa inervação simpática, que tem a capacidade de alterar de forma robusta a função renal e reciprocamente, os rins contêm aferentes renais que ao serem ativados por mecanorreceptores e/ou quimiorreceptores intra-renais enviam informações ao SNC em regiões que por sua vez, controlam o sistema cardiovascular e renal.

Para que os objetivos do projeto sejam alcançados, diferentes técnicas e procedimentos serão realizados incluindo:

1) indução de hipertensão experimental (Goldblatt e nefrectomia 5/6) em roedores;

2) registros eletrofisiológicos simultâneos da atividade vasomotora simpática pós-ganglionar em diferentes territórios;

3) injeções de drogas em diferentes regiões do SNC;

4) processamento de tecidos para extração de RNA mensageiro (RT-PCR) e quantificação de proteínas (Western Blotting);

5) registros crônicos telemétricos da pressão arterial.

Para o desenvolvimento de etapas desse projeto, o (a) candidato (a) a essa posição de pós-doutorado deverá documentar experiência anterior com algumas das técnicas e procedimentos experimentais destacados acima e apresentar publicações relacionadas a esta área do conhecimento.

Os seguintes documentos serão exigidos dos (as) candidatos (as):

a) cartas de referências de dois pesquisadores estabelecidos nas suas respectivas áreas de pesquisa;

b) curriculum vitae, e

c) uma carta de encaminhamento explicando as razões pelas quais o (a) candidato (a) está pleiteando esta posição de pós-doutorado. Os candidatos qualificados para a posição poderão ser convidados para uma entrevista “online” antes da decisão final que será encaminhada à FAPESP que fará a análise da solicitação.

A data limite para a inscrição com o envio dos documentos, por e-mail, para o Prof. Ruy R. Campos Jr (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) será o dia 06 de Outubro de 2023.

A decisão final sobre os nomes selecionados deverá ser divulgada até o dia 27 de Outubro de 2023.

O (a) candidato (a) selecionado (a) e aprovado pela FAPESP receberá uma bolsa de pós-doutorado no valor mensal de R$ 8.479,07, e para o desenvolvimento dos projetos terão um valor de reserva técnica correspondente a 10% do valor anual da bolsa de pós-doutorado da FAPESP. O (a) candidato(a) selecionado(a) poderá também solicitar à FAPESP auxílio financeiro para despesas com a mudança, caso atualmente resida fora da cidade de São Paulo.

Informações adicionais sobre as exigências da FAPESP para os bolsistas de pós-doutorado podem ser obtidas no site: https://fapesp.br/bolsas/pd

LOGO PPG