Secretária: Luciane Santos de Oliveira

Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular - INFAR

Rua Três de Maio 100 – Térreo - Vila Clementino

CEP: 04044020 - São Paulo, SP

Horário de Atendimento: 8h a 17h (Segunda-feira e sexta-feira)

Telefone: (11) 5576-4472 

On-line pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atenção:

Entrega de documentação para matrícula: de 1 a 10 de cada mês.

MATRÍCULA

  • Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo Pós-Graduando, Orientador, Co-orientador e Coordenador do Programa;
  • Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso;
  • Histórico escolar da graduação;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópias do CPF, RG, título de eleitor e certificado militar;
  • Cópias das folhas iniciais do curriculum (Identificação e Escolaridade).
  • 2 fotos 3x4 coloridas e recentes.

FLUXO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

  1. Solicitação de Homologação de Banca de Exame de Qualificação;
  2. Aprovação da banca examinadora do Exame de Qualificação pela CEPG em Farmacologia;
  3. Divulgação pela secretaria da banca examinadora aprovada ao estudante e ao orientador;
  4. Agendamento do exame de qualificação pelo estudante e/ou orientador;
  5. Envio de ofício para a secretaria informando a data agendada e confirmação da participação dos examinadores;
  6. A secretaria disponibilizará a documentação para a realização do Exame de Qualificação;
  7. Após a realização do Exame, o parecer deverá ser entregue na secretaria do PPG.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO

O objetivo do exame de qualificação é avaliar o Pós­Graduando quanto ao domínio de seu trabalho de dissertacão, da literatura relacionada ao seu campo de atuação, às metodologias desenvolvidas, às conclusões obtidas e à sua capacidade de elaborar perguntas frente aos resultados obtidos, incluindo o mérito científico do trabalho.

Para tanto,

A prova de qualificação deverá ser realizada entre o 10º e o 14º mês antes do término do Mestrado. Esta prova consistirá da apresentação do trabalho de dissertação pelo Pós­-graduando, em seminário público, e de uma argüição pela Comissão examinadora. A duração do seminário será de 30 a 40 minutos e a argüição pelos membros da Comissão examinadora não poderá ultrapassar um total de 2 horas.

O pedido de realização do exame deverá ser apresentado à CEPG com pelo menos 45 dias de antecedência.  A solicitação deverá ser acompanhada pela prévia da tese que será encaminhada para a Comissão examinadora. O Orientador deverá encaminhar, para avaliação da CEPG 06 indicações de Examinadores (03 de dentro da Instituição e 03 de fora) com as respectivas titulações que poderão compor a Banca Examinadora do Exame de Qualificação e preferencialmente comporão a Banca Examinadora da Tese de Mestrado.

A comissão examinadora será constituída por três membros, sendo pelo menos um dos membros titulares externo à UNIFESP.

FLUXO DE HOMOLOGAÇÃO DO BANCA DE DEFESA DO MESTRADO

  1. Solicitação de Homologação de Banca definitiva, que deverá obrigatoriamente ser composta por um membro participante do Exame de Qualificação de acordo com REGRAS COMPOSIÇÃO DE BANCA DE MESTRADO NO FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DE BANCA, com entrega dos documentos: ofício de sugestão de banca, capa da tese, comitê de ética e formulário de encaminhamento de banca
  2. A banca aprovada pela CEPG será cadastrada no sistema institucional pela secretaria e os documentos serão encaminhados para Homologação de Banca Definitiva na Câmara PG – EPM (PRIMEIRA QUARTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR O CALENDÁRIO DE REUNIÕES);
  3. Após a aprovação da banca, o estudante deverá disponibilizar o exemplar da dissertação em PDF para que a secretaria carregue o arquivo no sistema de defesa e envie à banca examinadora juntamente com as cartas convite.

FLUXO PARA HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE

Após a emissão dos pareceres dos examinadores via sistema, o estudante deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Peticionamento de processo no SEI com o Termo de Autorização de Depósito no Repositório Institucional da Unifesp (MODELO DISPONÍVEL NO SEI) e o Relatório de Similaridade, que deverá ser gerado pelo orientador na ferramenta disponível pela UNIFESP, atualmente Turn it in. Para tanto, o estudante deverá solicitar o cadastro de usuário externo com o preenchimento de formulário próprio e solicitação de liberação do sistema pela Câmara de PG da EPM em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Depósito de dissertação no Repositório Institucional;
  • Preenchimento do formulário de homologação de título;

Em seguida, a secretaria do PPG realizará os procedimentos necessários para o aceite do depósito no Repositório, carregará o manuscrito no processo SEI, elaborará o Atestado de Conclusão, coletará as assinaturas do orientador e do coordenador do Programa, tramitará o processo SEI para a Câmara de PG da EPM e enviará o formulário de homologação de título por meio do googledocs. Toda a documentação será direcionada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para a homologação (ÚLTIMA QUINTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR CALENDÁRIO DE REUNIÕES).

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

O objetivo do exame de qualificação é avaliar o Pós­Graduando quanto ao domínio de seu trabalho de dissertação, da literatura relacionada ao seu campo de atuação, às metodologias desenvolvidas e à sua capacidade de elaborar perguntas frente aos resultados preliminares, incluindo o mérito científico do trabalho.

Para tanto:

A prova de qualificação deverá ser realizada entre o 18° (décimo oitavo) e o 30º (Trigésimo) mês do Doutorado. Esta prova consistirá da apresentação do trabalho de tese pelo Pós­Graduando, em seminário público, e de uma argüição pela Comissão examinadora. A duração do seminário será de 30 a 40 minutos e a argüição pelos membros da Comissão examinadora não poderá ultrapassar um total de 2 horas.

A comissão examinadora será constituída por três membros, sendo pelo menos um docente de fora da UNIFESP e dois docentes da UNIFESP indicados pela CEPG.

O pedido de realização do exame deverá ser apresentado à CEPG com pelo menos 45 dias de antecedência da data prevista. A solicitação deverá ser acompanhada de um texto que contemple o estágio atual de desenvolvimento da Tese de Doutorado que será encaminhada para a Comissão examinadora. É preciso ficar claro que não se trata de uma pré­tese (boneco de tese). O que se pretende avaliar é a capacidade do doutorando em expor com clareza o estágio atual de conhecimentos relativos ao tema do projeto, qual é o problema básico sob sua investigação e a sua relevância científica.

O Orientador deverá encaminhar para avaliação da CEPG 06 indicações de Examinadores (03 de dentro da Instituição e 03 de fora) com as respectivas titulações que poderão compor a Banca Examinadora do Exame de Qualificação e preferencialmente comporão a Banca Examinadora da Tese de Doutorado. A comissão examinadora será constituída por três membros, sendo pelo menos um dos membros titulares externo à UNIFESP.

O aluno não aprovado nesta avaliação deverá realizar novo exame com prazo mínimo de 30 e máximo 90 dias.

FLUXO HOMOLOGAÇÃO BANCA DE DEFESA DE DOUTORADO

  • Solicitação de Homologação de Banca definitiva, que deverá obrigatoriamente ser composta por um membro participante do Exame de Qualificação de acordo com as REGRAS COMPOSIÇÃO DE BANCA DE DOUTORADO NO FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO DE BANCA), com entrega dos documentos: ofício de sugestão de banca, capa da tese, comitê de ética e formulário de encaminhamento de banca;
  • A banca aprovada pela CEPG será informada ao estudante e ao orientador para o devido agendamento da defesa de Doutorado, será cadastrada no sistema institucional pela secretaria e os documentos serão encaminhados para Homologação de Banca Definitiva na Câmara PG – EPM (PRIMEIRA QUARTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR O CALENDÁRIO DE REUNIÕES);
  • O estudante e/ou orientador deverá informar a data de defesa da tese para que a secretaria disponibilize a documentação junto à Câmara de PG da EPM;
  • Após a defesa, a secretaria deverá ser informada se houve alguma observação na ata de defesa para que esta possa ser inserida no documento que será gerado no SEI;
  • A ata deverá ser assinada pelos membros da banca examinadora. Para a assinatura de docentes da UNIFESP, a secretaria solicitará as assinaturas por bloco de assinatura SEI encaminhando às respectivas unidades. Para assinatura de examinadores externos ao SEI, deverá ser realizado o cadastro de usuário externo com o preenchimento de formulário próprio e solicitação de liberação do sistema pela Câmara de PG da EPM em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • A ata será tramitada para a Câmara de PG da EPM pela secretaria.

FLUXO HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO DE DOUTORADO

Após o direcionamento da ata de defesa, o estudante deverá realizar os seguintes procedimentos:

  • Peticionamento de processo no SEI com o Termo de Autorização de Depósito no Repositório Institucional da Unifesp (MODELO DISPONÍVEL NO SEI) e o Relatório de Similaridade, que deverá ser gerado pelo orientador na ferramenta disponível pela UNIFESP, atualmente Turn it in. Para tanto, o estudante deverá solicitar o cadastro de usuário externo com o preenchimento de formulário próprio e solicitação de liberação do sistema pela Câmara de PG da EPM em: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Depósito de dissertação no Repositório Institucional;
  • Preenchimento do formulário de homologação de título.

Em seguida, a secretaria do PPG realizará os procedimentos necessários para o aceite do depósito no Repositório, carregará o manuscrito no processo SEI, elaborará o Atestado de Conclusão, coletará as assinaturas do orientador e do coordenador do Programa, tramitará o processo SEI para a Câmara de PG da EPM e enviará o formulário de homologação de título por meio do googledocs. Toda a documentação será direcionada a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa para a homologação (ÚLTIMA QUINTA-FEIRA DO MÊS OU DISPONIBILIZAR CALENDÁRIO DE REUNIÕES).

REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS

Para acessar Clique Aqui.

PROCEDIMENTOS PARA AFASTAMENTO DO PAÍS

Prezados Orientadores e Estudantes,

Para afastamento de estudante para estágio no exterior, o orientador deve enviar um ofício à CEPG em Farmacologia do Programa solicitando o afastamento do aluno. O estudante deverá realizar o Exame de Qualificação obrigatoriamente antes de viajar. Após aprovação pela CEPG,  um processo no SEI deverá ser iniciado. Para tanto, solicitamos o envio de informações necessárias  à secretaria do PPG em Farmacologia para gerarmos o processo PROPGPQ: ANUÊNCIA DE AFASTAMENTO DE PÓS-GRADUANDO(A) PARA ESTÁGIO NO EXTERIOR no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Dados do(a) discente:

a. nome;

b. número de matrícula;

c. nível de pós-graduação;

d. orientador(a);

e. programa de pós-graduação (PPG) de vínculo;

f. dados da instituição estrangeira de destino (nome, cidade e país);

g. nome do(a) supervisor(a) na instituição estrangeira de destino;

h. período de estadia no exterior;

i. bolsa (se houver).

Dados do(a) docente:

a. nome

b. siape

c. registro funcional

A carta de anuência assinada será gerada, conforme modelo SEI e assinada pelo(a) orientador(a), o(a) coordenador(a) do programa de pós-graduação (PPG) e o(a) coordenador(a) da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CAPGPq). Na sequência, a Secretaria do programa de pós-graduação (PPG) tramita o processo para a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) para registro e anuência.

Atenciosamente

PROCEDIMENTO PARA CADASTRO DE DISCIPLINA

Prezados Professores, 

Inicialmente, a disciplina proposta pelo docente deverá ser encaminhada, por e-mail, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para análise da CEPG em Farmacologia.  Após aprovação do colegiado, o que ocorrerá na reunião mensal às segundas terças-feiras do mês.  Em seguida, para que a disciplina possa ser ofertada ela deverá ser cadastrada no Sistema de Notas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação https://notas-propgpq.siiu.unifesp.br/ com o login da intranet do orientador. 

Próximas etapas:

Passo 1:

Cadastro de disciplina pelo docente (https://notas-propgpq.siiu.unifesp.br/

Passo 2: 

Deferimento da ementa da disciplina pela secretaria/coordenação

Passo 3:

Cadastro da oferta da disciplina pelo docente

Passo 4: 

Deferimento da oferta da disciplina pela secretaria/coordenação

Passo 5: 

Divulgação da oferta de disciplina via e-mail e website do PPG em Farmacologia

Passo 6: 

Inscrição dos discentes via sistema de notas da ProPgPq

Passo 7:

Deferimento das inscrições dos discentes pela secretaria/coordenação, mediante requisitos estabelecidos pelo docente responsável.

Concluída todas as etapas anteriores, o docente terá acesso aos dados dos estudantes inscritos e poderá contata-los diretamente para ajustar os detalhes pertinentes (envio de links e material de apoio).

Ao final da disciplina, o docente lançará a nota e a frequência dos estudantes no sistema. Essas informações aparecerão automaticamente no histórico acadêmico.

A disciplina proposta pelo docente deverá ser encaminhada, por e-mail, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para análise da CEPG em Farmacologia.  Após aprovação do colegiado, o que ocorrerá na reunião mensal às segundas terças-feiras do mês.  Em seguida, para que a disciplina possa ser ofertada ela deverá ser cadastrada no Sistema de Notas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação https://notas-propgpq.siiu.unifesp.br/ com o login da intranet do orientador. 

Obs.: Até o momento, não é possível cadastrar inscrições de estudantes de fora da UNIFESP e não é possível indicar responsáveis ou colaboradores que não estejam cadastrados na intranet UNIFESP como docente ou orientador autorizado. A STI está em fase de aprimoramento do sistema.

Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.